domingo, 17 de maio de 2015

O "fim" do FIES

Imagino a angústia que os alunos que passaram para seus sonhados cursos estão passando. Imagine você estudar com afinco, se planejar (e também mudar o planejamento da sua família para que eles possam te ajudar), largar emprego (muitos cursos são em período integral, e os que não são não te permitem trabalhar 8 horas por dia) e mudar de vida para fazer seu curso, e de repente...tudo muda! Você terá que largar seu curso por falta de dinheiro, ficará com uma frustração enorme por conta disso, e uma dívida tão grande quanto.

Desculpem se fui muito dramático, mas me coloquei no lugar de alguém que esteja fazendo o curso dos seus sonhos...

Tentarei analisar friamente.

A mudança é necessária sim. Do jeito que estava, não dava mais. O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) não foi pensado em conjunto com a economia do país, mas somente em formar mais pessoas (e manter a popularidade do governo). Um erro grotesco.

O FIES é uma bagunça! Já trabalhei com atendimento em uma universidade particular e posso falar com propriedade. Solicitar o FIES sempre foi a coisa mais fácil do mundo (mais fácil até que "passar" no vestibular de araque). Sabe quem foi o responsável? "Nosso" querido presidente Lula. Ele quem fez a merda. Foi ele, com aquele discurso para enganar idiota, quem disse que "todo filho de pobre a partir de agora também poderia ser "doutor".

Vou explicar antes que você queira me jogar uma pedra.

O pensamente dele foi correto e até mesmo muito bonito (não estou sendo irônico). O problema foi a execução.

Querer melhorar o nível cultural e acadêmico de uma nação é uma premissa básica para um país crescer. Ponto pra ele aqui.

O problema foi que ele decidiu liberar o financiamento sem pensar no amanhã. Como ficariam as finanças do país? Será que a economia suportaria uma grande quantidade de alunos matriculados? Nisso ele não pensou. E é nesse ponto que todos os alunos que terão que largar seus cursos por falta do planejamento governamental vão querer matá-lo. E matar a Dilma também.

Não adianta querer atribuir a culpa desse problema somente ao (segundo) governo da Dilma. Como disse, a culpa não é exclusiva dela. Qualquer outro candidato que tivesse assumido a presidência, estaria passando pelos mesmos problemas, e nenhum deles poderia resolver. Ela poderia ter resolvido o problema no seu primeiro mandato? Sim, poderia. Mas preferiu dar seguimento na política populista. E agora os alunos é que pagam o pato.

Lula tem culpa por não ter pensado no dia de amanhã (e não digo isso só pelo FIES. Falarei mais do governo dele em outro momento). E Dilma tem culpa por ter guardado a "sujeira" do governo do seu antecessor embaixo do tapete. Não acredita? Então pense: você acha mesmo que ela e os ministros não sabiam que essa bomba iria estourar? Claro que sabia. Ela só não iria falar isso no ano eleitoral (assim como a mudança nos direitos dos trabalhadores, mas isso é assunto para outro tópico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário