quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sobre o impeachment

Tenho percebido que muitas pessoas estão gritando aos 4 cantos que a única solução para o Brasil é o impeachment da Dilma e a consequente eleição do Aécio Neves para o cargo de presidente. Por isso, noto que para falar um disparate deste, o indivíduo não sabe nem como funciona o processo de impeachment, muito menos que o Aécio não seria o "eleito". Deveria calar a boca e não falar mais besteira, para passar menos vergonha.

Não acho a Dilma a melhor presidente do mundo, muito pelo contrário. Mas entregar o Brasil para o PMDB está longe de ser a melhor ação a se fazer. E também discordo de quem acha que o Aécio daria jeito no país.

Para quem não sabe, Renan Calheiros (Presidente do Senado) e Eduardo Cunha (Presidente da Câmara dos Deputados) são do PMDB. Em caso de impeachment da Dilma, quem assumiria o poder seria...Michel Temer, vice-presidente da república, e também do PMDB! (isso considerando que o processo seria somente contra a Dilma, e não contra a chapa Dilma/Temer).

Agora precisamos considerar duas coisas: a primeira é se o impeachment seria somente contra a Dilma. A segunda é se for contra a chapa Dilma/Temer (alguém acha que o PMDB mandando nas duas casas, o Temer seria impugnado?).

Se for só contra a Dilma, o Temer pode assumir a qualquer momento, mesmo que seja dia 31/12/2018 (já nos últimos dias do mandato).

Caso o impeachment seja contra a chapa, como ainda estamos na primeira metade do mandato, seria feita uma nova eleição (onde qualquer um poderia concorrer), onde o eleito cumpriria o mandato até o final de 2018 (quando se completariam 4 anos da segunda eleição da Dilma).

Caso a novela do impeachment se prorrogue e passe para a segunda metade do mandato, aí o novo presidente seria indicado pelo Poder Legislativo (que é composto por: Senado + Câmara + Tribunal de Contas da União). Vocês têm noção do que seria isso?

Vamos nos atentar antes de falar de impeachment, pois seja com processo individual ou contra a chapa, o PMDB sairá ganhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário